A História de Campinas confunde-se com a História da Fábrica de Lacticínios. Situada onde hoje é a sede do Município, A primeira Fábrica de Lacticínios do Nordeste foi fundada em 1876. O projeto foi elaborado pelo engenheiro Alemão Alfredo Modrach e por Dr. Antônio Sampaio com intuito de receber todo o leite advindo das antigas Fazendas Nacionais de Canudos, Pilões, Castelo e Olho D`Água dos Bois. Devido ao agrupamento em torno do prédio surgiu o então Povoado de Campos, onde moravam os diretores e funcionários da então fábrica, e Campos foi por muito tempo parte do Município de Simplício Mendes. Devido às Grandes Secas e à dizimação dos rebanhos, a fábrica sucumbiu restando hoje um imponente prédio em reforma que foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural.
Campinas do Piauí foi elevada a categoria de cidade em 15/04/1964 juntamente com outros municípios arredores, desmembrada do município de Simplício Mendes. Há no município dois outros importantes núcleos populacionais: o Povoado Alto Formoso e o Povoado Salinas, o primeiro situa-se ao Norte já próximo à fronteira com o município de Floresta do Piauí, e o segundo situa-se quase na ponta sul do triângulo e é uma importante comunidade quilombola, ou seja, de população predominantemente negra e que através de sua cultura popular ganhou destaque a nível estadual. Além desses, há outros núcleos populacionais menores, os chamados interiores: Lagoa Dantas, Sete Lagoas, Veredas, Volta, Carreiras, Mocó, Olho D`água dos bois, Olho D`água das Ovelhas, Fome, Exu, Angical, Bocaína, Canto do Jorge, Canudos, Joaquim Pequeno, Malhada, Malhada Vermelha, Papagaio, Boqueirão, Descida de Boiada, Capitãozinho, Campo Grande, Jacaré, Retiro, Retiro Velho, Roça Velha, Castelo, Picos Grandes(Piquim), Permissão, Lages, Boa Vista, Vaca Brava, Cantinho, Cachorro, Cacimbas, Queimada Grande, Veredas do meio, Lagoa da Chapada, Várzea Doce, Madeira Cortada, Peixe, Aroeira, Mucambo, Lagoa de Beber, Várzea do Padre, Espalhador, Barrigudo, Poço da Pedra, Várzea.
Pelo território do município passa um dos principais rios do estado, o rio Canindé que tem como principais afluentes diretos no município (citados de Sul a Norte) o Riacho da Fome, O Riacho da Gangorra, o Riacho da Volta, o Riacho Grande( que passa pelo perímetro urbano)e o Riacho da Carreiras, outro dois importantes são o Riacho das Salinas e o Riacho do Minadouro que deságuam no Riacho da Gangorra. As principais formações de água parada do município situam-se no noroeste do território e destacam-se: Lagoa Suja, Açude Bela Vista, Lagoa da Vargem, Lagoa de Fora, Lagoa do Alegrete, Lagoa da Bananeira e Lagoa da Colina. Além desses, cita-se a Lagoa da Fome no Centro-Leste e a Barragem do Boqueirão que durante muitos anos abasteceu o município.
Fotos da cidade de Campinas do Piauí vista do Morro dos Anjos
Morro dos Anjos
Fabrica de Laticínios vista por traz
Bairro Mutirão
Bairro Timon
Pé do Morro
Centro